Empreender, é um desafio que vale a pena ser enfrentado?

Quero dividir algo importante com você sobre o conceito de empreendedorismo que vai mudar sua maneira de pensar e agir.
Empreender, é um desafio que vale a pena ser enfrentado?

O tema empreendedorismo projeta uma janela que possibilita uma visualização esplendorosa do céu com infinitas possibilidades, mistérios, riscos, sonhos, ideias, aprendizados, experiências, realizações e legados.

Penso que empreender é uma jornada que não tem fim, é como o céu, um grande mistério que vamos desvendando a cada passo. Por isso tão fundamental quanto olhar para o futuro é viver o presente considerando o passado.

O passado é onde está o registro da nossa história, dos nos acertos e erros, é a nossa experiência de vida pessoal, familiar, comunitária, espiritual e profissional. O nosso presente é o local onde as nossas escolhas nos trouxe, é um tempo de interação, realização e projeção. Ah, o futuro! O futuro é desejo, consequência e resultado, o futuro é o fruto das nossas experiências e escolhas, vividas, trabalhadas, amadurecidas e aperfeiçoadas.

Por isso vejo no conceito básico do empreendedorismo a própria vida! Já nascemos empreendedores, essa característica está no DNA de cada um de nós, sem exceção! Empreendedorismo é vida, é um impulso que flui com o instinto de sobrevivência ou motivado por uma ideia "sonho", através de 04 fundamentos - Ação, Talento, Paixão e Estilo de vida.

Estes fundamentos básicos estabelecem o ponto de partida, é a base para iniciarmos uma jornada de sucesso com aprendizado e reultados positivos! Para ser um Empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer transformá-la num negócio sem antes descobrir o seu talento, suas forças e fraquezas, estudar e trabalhar muito.

Enfim, quero destacar uma experiência minha, preciosa - descubra seu talento, você vai se apaixonar, viver seu estilo de vida próprio, essa interação gera uma força motriz que oferece substância para visualizar o futuro e começar a construí-lo, colher os frutos e inovar.

Porque, empreender é uma jornada que não tem fim, é como o céu, um grande mistério que vamos desvendando a cada passo.

Valter Ravara
Profissional de Marketing com mais de quatro décadas de experiência, Presidente fundador do Instituto Gênesis 1.28, Palestrante consultor de Empreendedorismo, QS Inteligência Espiritual