As Mudanças Climáticas CLAMAM por Mudanças de Mentalidades!

Segunda feira 06 de novembro de 2017 começou a COP 23 a conferência do clima da ONU, está sendo realizada em Bonn (Alemanha) e vai até o dia 17.
As Mudanças Climáticas CLAMAM por Mudanças de Mentalidades!

"Em auditoria do Acordo de Paris divulgada na última semana, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente revelou que, se as ações para combater as mudanças climáticas se limitarem apenas às promessas atuais, a Terra ficará pelo menos 3ºC mais quente em relação aos níveis pré-revolução industrial até 2100. O nível excederia o objetivo do Acordo de Paris, que busca limitar o aquecimento global até o final do século a 2ºC acima dos níveis pré-revolução industrial. A principal causa do aquecimento recente, que tem perturbado o clima global, é a emissão de gases de efeito estufa como o dióxido de carbono (CO2). "

Pois é, estamos assistindo e sentindo na pele os efeitos colaterais das mudanças climáticas, a nossa indiferença com este assunto, expõe o horror da morte. Sei que alarmar não ajuda, pode provocar pânico, correria, oba-oba, discursos hipócritas e até um salve-se quem puder. E todos perdem!

Adotar uma postura de indiferença e passividade, estaremos negligenciando a própria vida. E todos perdem! A nossa responsabilidade é intransferível, devemos buscar o equilíbrio entre a produção, geração de renda e o consumo.

"O equilíbrio" é a inovação com sustentabilidade, essa é a nossa causa primária. Assim todos ganham! A solução não está em Bonn (Alemanha), lá está acontecendo um diálogo, um chamado há necessidade urgente comum a toda humanidade para mudança de mentalidade, independente de etnias, sexo, classes sociais e religião.

As pessoas reunidas ali em Bonn, vão gerar um eco, que deve reverberar nas entranhas de todos os seres humanos. A solução está em cada um de nós!

"Precisamos provar que proteger o meio ambiente é rentável e no melhor interesse de todos. Nós podemos fazer isso sustentando exemplos bem-sucedidos." Erik Solheim , Diretor Executivo do Ambiente da ONU

Sabemos que os líderes políticos e de organizações não governamentais, cientistas, ambientalistas, comunidades civis, ativistas e afins, reunidos na COP 23, neste período, não vão mudar nada, além de produzir um texto desafiador e visionário, à exemplo da "eco92 e Rio+20", SE eu e você não somarmos a práxis ao eco gerado por eles, assumindo a nossa responsabilidade a partir do local que vivemos, infelizmente, nada vai acontecer, pior, os resultados catastróficos produzidos pelo aquecimento global seguem promovendo as mudanças climáticas, e todos perdem!

O nosso desejo egoísta pode e deve se transformar em altruísmo, isso é uma questão de inteligência, oferecer a vida que se deseja ter. Juntos podemos fazer mais, melhor e além da diferença!

As Mudanças Climáticas CLAMAM por Mudanças de Mentalidades!

Vamos compartilhar, potencializar e multiplicar boas práticas.

Qual é a sua?

Valter Ravara
Profissional de Marketing com mais de quatro décadas de experiência, Presidente fundador do Instituto Gênesis 1.28, Palestrante consultor de Empreendedorismo, QS Inteligência Espiritual